facebook

youtube

Município de VRSA entrega cabazes de Natal a todos os funcionários

ver mais vídeos

twitter

Agenda Cultural

Estratégia

Ação Municipal em prol da Saúde


O apoio Social promovido pelo Município de Vila Real de Santo António também se exprime em muitas iniciativas na área da saúde.

 



Acompanhamento Médico na Casa do Avô de Monte Gordo e VRSA



 

Consultas médicas de apoio aos utentes das Casas do Avô Monte Gordo e Vila Real de Santo António todas as terças-feiras. Este apoio médico consiste em vários pontos, desde a monitorização de parâmetros como os valores de tensão arterial, glicemia, peso, consultas médicas de rotina e outras consoante os problemas de saúde que vão surgindo. Prescrição de medicamentos, na sua maioria crónicos.

 


Acompanhamento Psicológico - NEIP



 

No âmbito da colaboração existente entre a Divisão de Ação Social (DAS) e o Núcleo de Estudos e Intervenção Psicológica (NEIP), a psicóloga da DAS realiza a triagem e o encaminhamento das situações de munícipes que necessitam de beneficiar de acompanhamento psicológico por parte dos psicólogos do NEIP.

 


Apoio à Deficiência



 

 A qualidade de vida e as oportunidades das pessoas designadas por pessoas com deficiência refletem não só as condições gerais de vida e as políticas socioeconómicas que têm caracterizado as diferentes épocas ao longo da história, como também as representações e construções sociais que vigoram acerca da deficiência.

No concelho de Vila Real de Santo António, os cidadãos com deficiência são uma preocupação, no sentido de que possam ter uma maior qualidade de vida; ter condição de expressar as suas capacidades e as suas expectativas; partilhar as suas necessidades; sociabilizar os seus problemas; ou seja, exercer a sua cidadania plena.

Apoio

 


Estomatologia- VRSA a Sorrir



 

O Programa “VRSA a Sorrir” é uma iniciativa da autarquia de Vila Real de Santo António, lançada em Setembro de 2009, que visa a prestação de cuidados de saúde na área da estomatologia/Medicina dentária aos munícipes mais desfavorecidos do concelho.

O Projeto baseia-se num protocolo com clínicas dentárias do Concelho, de modo a alargar o apoio concedido aos beneficiários do programa do Serviço Nacional de Saúde e do Programa Nacional de Saúde Oral, bem como facultar o acesso a tratamentos aos munícipes carenciados não abrangidos pelos mesmos, através de um regime de comparticipações baseado nos escalões dos cartões VRSA Social e Família.

Desta forma, a comparticipação nos tratamentos pode variar entre os 100%, 75% ou 50%.

Regulamento Municipal do Programa VRSA Sorrir em vigor desde 27 de Abril de 2010.

 


Oftamologia Programa « Cuidar»



 

O programa «Cuidar» pretende corrigir as áreas em que se verificam deficiências do Serviço Nacional de Saúde e representa uma iniciativa histórica e um virar de página na gestão autárquica. É sobretudo um programa inclusivo que visa o bem-estar das pessoas e das famílias que não podem ter acesso a cuidados de saúde privados.

 

Flyer «Cuidar»